top of page
  • Foto do escritorRui Neto

Pneumonia Aspirativa - Tratamento

É frequente na nossa rotina diária nos depararmos com este diagnóstico especialmente em pacientes na emergência e UTI com relato de Bronco aspiração após intubação orotraqueal. A conduta habitual tem sido o início de antibioticoterapia habitualmente com Ceftriaxone e Clindamicina em nosso serviço.

Aproveitando artigo recente publicado sobre Pneumonia Aspirativa publicado recentemente no NEJM [1], em uma revisão sobre assunto e a Atualização do Uptodate [2] sobre o assunto, em resumo nesse post as recomendações de tratamento.


NÃO USAR AS RECOMENDAÇÕES ABAIXO PARA PNEUMONIA ASSOCIADA AOS CUIDADOS DE SAÚDE, PNEUMONIA HOSPITALAR OU PNEUMONIA ASSOCIADA A VENTILAÇÃO MECÂNICA


TRATAMENTO


Pneumonite Química :


Caso testemunhada deve-se aspirar vias aéreas para desobstrução e limpeza da mesma. Essa manobra não protege o pulmão da lesão química que é praticamente instantânea comparada a uma lesão por queimadura. Apenas 13 a 26% desses pacientes vão evoluir com pneumonia bacteriana secundária.

Pode ser necessário suporte com ventilação mecânica invasiva em caso de insuficiência respiratória.


Não há evidência para uso de corticoide nesses pacientes.


Não há evidência no uso de antibióticos neste caso, já que a maioria não evolui com infecção bacteriana secundária e as complicações são relacionadas a lesão química (queimadura química da via aérea).


Porém em pacientes evoluindo gravemente (Insuficiência Respiratória, Sepse), pode ser considerado início de antibioticoterapia por 48 a 72 horas, após este prazo se não houver imagem radiológica compatível, considerar suspensão do antibiótico.


CEFTRIAXONE 1GR IV 12/12H + CLINDAMICINA 600 MG IV 6/6H POR 7 DIAS

Alternativa ceftriaxone 1gr iv 12/12h + metronidazol 500 mg iv 8/8h por 7 dias


Pneumonia Comunitária Bacteriana Secundária a Aspiração :


Estes pacientes normalmente fizeram o episódio de aspiração no domicilio e já vem ao hospital mais tardiamente com quadro infeccioso já instalado. Nestes casos o tratamento com Antibioticoterapia é sempre indicado. Devendo realizar cobertura para anaeróbio podendo seguir a mesma recomendação de ceftriaxone + clindamicina ou ceftriaxone + metronidazol.


Referências :

80 visualizações0 comentário
bottom of page